segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pesquisa Dia das Mães: Procon-SP encontra diferença de preços de até 127%

2/5/2014
imagem transparente

Entre os dias 14 e 17 de abril, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou uma pesquisa comparativa de produtos voltados para o dia das mães. Na capital, foram coletados os preços de dez grandes lojas do varejo distribuídas nas regiões norte, sul, leste, oeste e centro do município. A maior diferença de preço registrada é de 127,52% nos preços da prancha Titanium 450, série colors, da Taiff.

No interior, a maior diferença de preço registrada é de 127,47% na prancha Ceramix IR da Gama Italy e a menor variação ficou por conta da prancha de cerâmica da Taiff com 43,05%. O levantamento foi feito nas cidades de Bauru, Campinas (com participação do Procon municipal), Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Votuporanga. Foram ao todo 71 estabelecimentos avaliados.

A comparação dos preços envolveu depiladores, modeladores, pranchas, secadores, smartphones (sem vínculo com operadora de telefonia móvel), tablets, cafeteiras, expresso, fritadeiras e panelas elétricas, de diferentes marcas e modelos.

Veja nos links a seguir as pesquisas completas. São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Votuporanga.

Dicas de Compra
O Procon-SP orienta que o consumidor, antes de comprar o presente, faça uma pesquisa em lojas físicas e virtuais, já que os preços e os modelos oferecidos podem variar bastante de um estabelecimento para o outro.

O consumidor também deve avaliar as formas de pagamento, descontos, juros em caso de parcelamento e eventual cobrança de frete e se o valor do produto, ou das parcelas – em caso de pagamento parcelado/financiado – não irá comprometer o orçamento do mês em que a compra foi realizada ou dos meses subsequentes. É muito importante também solicitar a nota fiscal. Veja mais dicas no blog do Procon-SP.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Orientações: 151 (Só para a capital).

Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.

Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.

Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).

Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).

Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às quartas-feiras, das 9h às 15h.

Fax: (11) 3824-0717.

Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

Atendimento eletrônico: No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço:http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.

Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site: www.procon.sp.gov.br

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br

Fundação Procon-SP
Assessoria de Imprensa


Fonte: Procon SP via Portal do Consumidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário